Quantcast
Channel: Beleza sem Padrão » História da Maquiagem
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

História da Maquiagem (Parte 2)

0
0

Olá meninas,

Hoje darei continuidade ao giro pela história das makes e da cosmética que começamos ontem. Vamos lá?

Nada era como conhecemos hoje…

Até chegar aos nossos lindos, práticos e luxuosos estojos de maquiagem, as nossas ancestrais tinham que viver com itens artesanais e até prejudiciais a saúde.

Antes dos pincéis, os olhos das egípcias eram pintados com pontas de palitos de madeira, ou marfim. Para criar bastões, eram utilizados os caules de algumas plantas macias. Derramavam nele as misturas, moldavam a sua vontade, esperavam que ela se solidificasse e cortavam delicadamente para retirar o preparo de dentro. Estava pronto um “lápis”!!

No Japão, as mulheres clareavam suas peles com um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi (pó-de-arroz). Sabemos que o mundo todo fez uso deste invento, e que desde então a pele clara tornou-se uma obsessão. A arte nos mostra moçoilas que não desgrudam de suas sombrinhas. Dourar a pele só virou moda com a imortal Coco Chanel!

As primeiras bases provavelmente saíram das mãos dos curandeiros egípcios. Suas misturas de chumbo (misturado com leite, gordura animal ou vegetal) era usadas para proteger a pele dos danos do sol da aridez do deserto.

Sem os privilégios dos batons, os lábios eram realçados com produtos naturais como rena ou frutos vermelhos. Tivemos que aguardar até o século XVIII para os franceses inventarem os bastões pelos quais suspiramos até hoje. E estes mesmo frutos vermelhos deram origem ao rouge, primeiro blush em pó. E advinha quem inventou? Alexander Bourjois!!

Eugene Rimmel elaborou no século XIX uma pasta, não tóxica, para ser aplicada nos cílios: o Rímel!! E Thomas Williams aperfeiçou este invento, misturando vaselina e pó de carvão, a pedido de sua irmã Maybel. E o que saiu desta mistura? A Maybelline. Esta última não falta da minha necessaire.

E tem muito mais histórias que nos fazem ter uma outra visão sobre nossos produtinhos de beauté. Prometo voltar com mais histórias em breve ;)

Um beijão e até a próxima.

Fontes:


Arquivo em:História da Maquiagem

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images